[GTER] Access Point - Capacidade de Usuários

Wagner Furquim wagnerfurquim at gmail.com
Wed Aug 15 08:56:48 -03 2007

Esse uso seria em nivel outdoor utilizando padrao 802.11b, onde a largura
maxima que vc consegue eu acredito que nao seja mais do que 5,5Mbit/s.
Realmente o numero de clientes vai depender do perfil destes, se
residencial, corporativo etc... Basicamente vc divide essa velocidade pelo
numero de clientes associados, ja que a conexão é half-duplex e o meio é
compartilhado..

        Se vc conseguir trabalhar apontando de 30 a 35 clientes por setor,
sendo que o numero de usuarios conectados simultaneo não passe de 25,
acredito que conseguira atender com grande estabilidade. Lembrando que se
existir algum cliente com banda alta(empresa) seria interessante montar um
enlace dedicado.

         Outra coisa, aqui nunca consegui trabalhar com 802.11g em ambiente
Outdoor.. Quando chega a 15 clientes ja tenho alto delay, problemas de
perda... acontece com mais alguem esse problema???