[GTER] Telemar - Manaus

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Aug 9 21:07:57 -03 2007

A Embratel tinha planos de ligar fibra até Manaus passando pelo
Centro-Oeste, não sei como andam estes planos.

O que você pode e provavelmente já faz para melhorar a performance é
usar um proxy local (L), além da economia óbvia ele também evita que
perdas no last-mile resultem em um reenvio hercúleo e pode diminuir
também os reenvios decorrentes de problemas de saturação do link
configurando o proxy para ficar abaixo do limite contratado (L).

Do outro lado, próximo onde fica o link de subida do satélite contrate
um servidor dedicado (R) para usar como proxy, configure este servidor
com um controle de congestionamento TCP apropriado para satélite e a
velocidade de saída menor do que o limite contrado (L).

L só conversa através de R. Isto evita e diminui o impacto dos
reenvios e torna o uso de TCP mais amigável. Existem equipamentos que
fazem a mesma coisa mas diante da possibilidade de configurar por
conta própria não vale a pena comprar.

Outra coisa que me estranha é Manaus não ter PTT. Apesar de alguns
PTTs exigirem ASN público ele não é necessário para criar um PTT. Os
provedores locais podem muito bem usar ASN privado para trocarem
tráfego entre si sem precisar usar/pagar como se fosse conexão via
satélite.