[GTER] Telemar - Manaus

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Aug 9 19:34:14 -03 2007

A Star One utiliza esse truque, acredito que Comsat e Hughes também o
façam. Não sei se a Embratel (que usa parcialmente satélite) ou a
Telemar (que só usa satélite) o fazem, mas isso poderia ser
considerado violação do tráfego "limpo" que a operadora deveria
fornecer.

Por outro lado, fazer isso aumentaria bem a qualidade do serviço; acho
que no caso da região norte, um meio-termo seria mais apropriado:
fornecer a cada rede duas faixas de IPs, uma que será "proxiada" e uma
que não. Aí o cliente escolheria em que faixa colocar em função do
serviço que fosse utilizado.

Rubens