[GTER] RES: VPN

Thiago Lucas thiago at powers.com.br
Wed Aug 8 08:18:20 -03 2007

my 2 cents: uso o openvpn com ambos protocolos, em portas não padrão, e
vai tudo muito bem.

Thiago.

"casfre at gmail.com" <casfre at gmail.com>
Sent by: gter-bounces at eng.registro.br
08/08/2007 00:24
Please respond to
Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes <gter at eng.registro.br>

"Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes"
<gter at eng.registro.br>
cc

Subject
Re: [GTER] RES: VPN

Olá,

> Probleminha - o bicho usa UDP. Infelizmente, alguns sites e provedores
> preconceituosos ainda teimam em filtrar todo o UDP - coisa inútil, como
> sabemos :-)

     Também já usei OpenVPN e gostei. Não conheço o suficiente para
comparar a complexidade entre SSL e "concorrentes" mas, para os
propósitos que precisei, funcionou bem (criptografar conexões
wireless, na época).

    A propósito, me lembrava de ter visto algo sobre uso de TCP ( não
testei ): "OpenVPN 2.0 expands on the capabilities of OpenVPN 1.x by
offering a scalable client/server mode, allowing multiple clients to
connect to a single OpenVPN server process over a single TCP or UDP
port." [1]

     Obrigado.

Cássio

[1]http://openvpn.net/howto.html#examples