[GTER] RES: VPN

Abelardo Barbosa Jr. skandor at gmail.com
Tue Aug 7 23:31:49 -03 2007

Oi,

Tenho usando o OpenVPN há algum tempo, e gosto. Gosto muito. É daqueles
produtos free robustos e estáveis, que dão confiança a quem os implanta.

Particularmente acho que o modelo SSL é mais simples de entender. Você cria
um túnel, ele se materializa como uma pseudo interface que recebe endereço
IP. A partir daí, é roteamento. eu acho isso mais simples de visualizar
mentalmente.

Probleminha - o bicho usa UDP. Infelizmente, alguns sites e provedores
preconceituosos ainda teimam em filtrar todo o UDP - coisa inútil, como
sabemos :-)

-- Abelardo.