[GTER] Rotas Internacionais

Leonardo Gama Souza leonardo.gama at gmx.net
Thu Aug 2 23:12:27 -03 2007

----- Original Message -----
From: "Rubens Kuhl Jr." <rubensk at gmail.com>
To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes"
<gter at eng.registro.br>
Sent: Thursday, August 02, 2007 12:47 AM
Subject: Re: [GTER] Rotas Internacionais

> (...)
>
> Não acredito que este seja o limite, até algum tempo atrás a
> Telefônica Internacional tinha capacidade ociosa no link
> internacional, não sei como está hoje.

>A qualidade de acesso da Telefônica fixa não depende só da capacidade
>da Telefónica Intenational, mas também de quanto ela contrata junto à
>Telefónica International... esse link (que é basicamente um cabo entre
>um andar e outro de um prédio compartilhado pelas duas empresas)

Isso em um pop. No outro existe DWDM.

>esteve saturado por um bom tempo, mas constava que ele agora está com
>boa folga. Se são 3 Gbps numa interface 10GE, de fato tem boa folga
>nessa ligação...

Atualmente, além dessas duas interfaces 10GE, existem mais 4 interfaces
STM-16.
Bom, é desnecessário dizer que é economicamente inviável manter um nível de
ocupação que garanta 100% de vazão (em horário de pico) em caso de alguma
indisponibilidade, mas chega próximo disso.
Isso é uma desvantagem com relação à Embratel, que antigamente e
provavelmente até hoje, mantinha uma boa capilaridade nas suas conexões com
os provedores tier-1.
Por outro lado, existe uma ganho na parte operacional/gerencial/econômica e
de certa forma de desempenho, valendo-se da capacidade de comutação dos
GSRs.

[]´s

Rubens