[GTER] Limite do Anexo

Luiz Otavio Souza luiz at visualconnect.com.br
Thu Aug 2 14:57:26 -03 2007

Renato Frederick escreveu:
> A 3 dias atrás uma única mailbox tomou muito tempo de nosso processo de
> migração por possuir mais de 30mil ítens enviados, como propostas em PDF/DOC.
> A alegação era que ali era usado como comprovante de envio destes documentos,
> sendo que o servidor de arquivo, do mesmo usuário, possui ocupação de apenas
> 3MB.
> Talvez seja uma nova função do servidor de e-mail, mas em casos como estes
> fica difícil tomar alguma atitude em que ambas as partes saiam "vencedoras".

Renato,

Desenvolvi um sistema para um cliente que mantém cópia de todos seus
e-mails (enviados e recebidos) desde de 2003. Hoje são quase 2 milhões
de mensagens e 190GB de dados (mensagens).

Isso começou num exchange + outlook (solução caseira do cliente) até o
outlook não aguentar mais. Muito a contragosto do cliente, migrei tudo
para imap e funcionou tranquilamente por 3 anos, depois estourei o
número de pastas e subpastas do imap...

Agora indexo as mensagens logo que chegam ou são enviadas (realtime),
gerando um hash sha256 do conteúdo da mensagem (body) mais alguns
cabeçalhos e assim consegui reduzir o número de duplicidades na base de
dados radicalmente, servindo também como índice para o armazenamento no
disco.

Infelizmente, não foi possível manter o acesso imap, todo acesso é feito
via web (os headers das mensagens estão indexados numa base mysql que
podem ser consultados a vontade).

Nesse cliente os e-mails tratam 100% de negócios e a transparência no
processo é vital.

Confiantes que seus e-mails estão salvos "em algum lugar" os usuários
começam a reduzir o tamanho de suas caixas postais.

[]'s
Luiz