[GTER] Limite do Anexo

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Aug 2 12:14:44 -03 2007

On Thu, 2 Aug 2007, João Carlos Mendes Luís wrote:

> Voce está considerando que o documento de 10M é inutil, mas já pensou
> que ele pode ser um documento importante para o negocio da empresa?  No
> ambiente academico alunos mandam teses inteiras para os orientadores
> verificarem, e vice-versa.  Em alguns casos, pode ser a forma mais
> eficiente de transferir arquivos.  Ainda esta semana eu tive que
> transferir um IOS inteiro em uma emergencia, e a unica solução viável
> foi o email.
>
> Nem todo email grande é PDF com mensagens de auto-ajuda.

Jonny tem razão quanto à isto. e-mail não é o melhor instrumento para
envio de arquivos grandes mas há situações em que é o único.

não acho boa idéia que o agente de usuário (como alguém mencionou o
Outlook) desvie o anexo automaticamente para um servidor de arquivos. na
verdade não gosto de nenhuma ação automática e transparente. por onde
mesmo é que os cavalos-de-tróia entram?

se nós temos que impor limitações no tamanho das mensagens, temos também
que prover meios para troca de arquivos que sejam mais ou menos fáceis de
usar (upload num web site e download com um clique estão de bom tamanho) e
razoavelmente universais. e, em último caso, criar exceções às regras de
limitação de tamanho quando a questão for de vida ou morte.

melhor mesmo seria uma conta de FTP com /incoming para todo o mundo e que
fosse tão fácil de usar quanto arrastar o ícone do arquivo para uma
janela. enfim, este é um problema que ainda não tem solução uniforme, e de
ampla aceitação.