[GTER] Banco de dados do Registro.br e Nicregistro.com

davids at vidi.com.br davids at vidi.com.br
Thu Apr 12 17:34:27 -03 2007

Edison,
   eu usei termo "leigo" para designar a população em geral que seria atingida
pela informação divulgada em veículos de massa.
   Certamente que é o leigo (ou, pelo menos, o desavisado) quem paga o boleto.
Contudo os boletos não são enviados para toda a população; são enviados apenas
para os clientes do Registro.BR pois o NicRegistro capturou seus dados da
interface whois.

   A informação dificilmente seria útil para quem não tem domínios registrados
e, portanto, não recebeu os tais boletos.  Contudo seria um pesadelo
para todos
nós que teríamos que lidar com milhares de usuários preocupados com mais uma
notícia bombástica; afinal, como explicar que os nomes e endereços deles não
seriam capturados igualmente?

   Se sabemos quem é o alvo do engodo, avisamos a ele; não é necessário fazer
broadcasting. Como eu disse antes, basta que o Registro.BR envie avisos aos
clientes em sua base.

   Quanto a multas e outras ações, creio que funcionem sim.  Afinal, a
estrutura
utilizada é legítima (empresa com CNPJ, serviço de cobrança da Caixa
Econômica,
Correios, etc) e essas ações judiciais começam a impedir o funcionamento do
golpe.  Se a Caixa Econômica parar de compensar os boletos, o problema acaba.
Se as ações judiciais resultarem em decisão de ressarcimento, os problemas dos
perpetradores do golpe estarão apenas começando.

  David