[GTER] Bloqueio porta 25

Carlos Eduardo Tavares Terra eduardo.terra at gmail.com
Thu Apr 12 23:35:43 -03 2007

On 4/12/07, Walfred Anez Mergado <walfred.mergado at gvt.com.br> wrote:
> Amigos,
> preciso subsidiar a idéia do bloqueio definitivo à porta 25 para assinantes domésticos com o objetivo de diminuir as atividades de SPAM.
> Entretando o marketing da GVT gostaria de ter uma idéia da receptividade e implementação desta idéia entre os ISPs do nosso mercado e exterior.
> Eu gostaria de receber a informação de qual provedor já implementou esta idéia ou se há planos e datas para sua viabilidade.
> [...]

Walfred,
   trabalhei em um provedor de internet no estado do Rio que efetuou
este tipo de bloqueio. Tivemos problemas inicialmente, mas
implementamos um sistema que liberava no firewall os SMTPs que o
cliente cadastrasse em nosso site. Dessa forma o cliente poderia
apenas enviar e-mails usando o smtp do nosso provedor ou num provedor
que ele mesmo cadastrou. Logicamente tratamos as entradas para evitar
smtps do tipo '0.0.0.0' e afins.

  Fizemos estes bloqueios apenas nos clientes não-empresariais e isto
resultou numa redução significativa dos SPAMs originados a partir da
nossa rede.
  Nos clientes empresariais estes bloqueios são mais problemáticos,
mas como distribuiamos ip fixo para as empresas, caso houvesse algum
problema repassavamos isso para o cliente e bloqueavamos no firewall
caso fosse necessário.

  Torço para que vocês consigam implementar isso de forma plena. A
melhor forma de tratar um problema é atuando na origem.
  Boa sorte.

--
Carlos Eduardo Tavares Terra
GNU/Linux #413291 [http://counter.li.org]