[GTER] NOVAS VELOCIDADES DO SPEEDY

Marcio de Freitas Minicz minicz at uol.com.br
Mon Apr 2 12:00:57 -03 2007

A matemática binária (em redes!!!) não é tão simples assim.

Primeiro você tem que observar em que camada é definida a velocidade no
seu contrato e em que camada você está fazendo a medida. Também não
deixe de observar que 1 kb é 1000 bits, 1Kb é 1024 bits, 1kB é 1000
bytes e 1 KB (ou KiB) é 1024 bytes.

Com isso um enlace de 4 Mb deve ser capaz de efetura download de 488 KiB!!!

Agora se a medida do Speed é na camada 1 (física) e a tua medida é em um
software de FTP não esqueça de considerar que o teu valor é
(provavelmente) somente da taxa de dados do FTP, sem considerar os
cabeçalhos IP (20 bytes no mínimo) e do TCP (20 bytes), além da
sobrecarga de possíveis retransmissão e do cabeçalho de camada 2 (ppp
sobre Ethernet?!?!).

[]'s

Márcio