[GTER] SYN FLOOD ATTACK

Ewerton Vieira evieira at arbor.net
Tue Sep 26 09:03:42 -03 2006

Boas noticias: Existe solucao para o problema. Esta implementada em varios
provedores. E em breve devemos te-la implementada no Brasil (esta em testes
nesse momento).

Ha varias alternativas para mitigar um ataque de DoS, dependendo de como ele
foi gerado. E' bem verdade que o pessoal anda cada vez mais criativo... O
ponto chave e' a deteccao do ataque que vai te dizer qual a melhor forma de
bloquear o ataque.

Por exemplo, um ataque spoofed normalmente vai entrar por uma unica interface
da rede, normalmente num router internacional. E com uma access list ali voce
pode bloquear o ataque com minimo impacto no trafego normal.

Um ataque de uma botnet bem distribuida e' bem mais complicado de resolver
porque entra por varios lados. Nesse caso a solucao e' usar um equipamento
especializado em filtrar ataques, um scrubber, como o Cisco Guard.

Os scrubbers tem varios algoritmos para tratar varios tipos de ataques. Um
dos mais faceis de resolver e' o SYN flood. Um dos metodos para resolver SYN
flood e' anotar o IP de origem e descartar o pacote SYN. Se o mesmo IP mandar
outro SYN antes de 1 segundo por exemplo, o equipamento deixa passar o
pacote.

Hoje em dia esse tipo de tratamento de ataques e' vendido como servico
especial a clientes que tem e-commerce por varios provedores do mundo. Em
breve deveremos ter essa oferta no Brasil tambem, baseado na solucao chamada
CleanPipes composta pelo Peakflow SP da Arbor, fazendo a deteccao de ataques,
e o Cisco Guard filtrando os ataques identificados pelo Peakflow SP.

Ewerton Vieira
Arbor Networks
Consulting Engineering
Latin America and the Caribbean