[GTER] Acesso Movel - CDMA

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Tue Sep 19 12:20:17 -03 2006

Sérgio,

O baixo desempenho com TCP pode indicar que o tamanho da janela não esteja
bem ajustado.

Protocolos que dependem de confirmação de recebimento, como é o caso do TCP,
trabalham com janelas e seu tamanho pode limitar a capacidade de
transmissão/recepção de dados.

Não podemos confundir "banda disponível" com "capacidade de
transmissão/recepção". Quando não se configura adequadamente o nível de
buffers da forma adequada, não se consegue igualar capacidade de
transmissão/recepção com a banda disponível.

Versões mais recentes do Linux e a próxima versão do Windows (Windows Vista)
já contam com "TCP Autotuning". Isso tornará desnecessário esse tipo de
diálogo. [1]

Você pode utilizar o ping como melhor estimativa pro RTT e utilizar isso pra
estimar o TCP Window Size ideal.

O cálculo é o seguinte:

Buffer Size = bandwidth x RTT   [2]

Por exemplo, se a capacidade que se quer atingir é 1Mbps e o RTT é de 100ms,
o tamanho necessário do buffer é:

Buffer Size = (1000000 bps / 8 bits) x 0.1 sec = 12500 bytes

Com isso, você teria que ajustar o parâmetro TCPWindowSize do Windows para
ter, no mínimo, esse valor (o default no XP é 8760 pra Ethernet [3]).

O Windows XP que uso com a placa Kyocera tem obtido bom desempenho quando
conectado à rede 1xEVDO. Não tenho feito testes formais, mas a percepção é
de algo >= 400 Kbps. A TCPWindowSize aqui é configurada no valor máximo:
0xFFFF (65535).

Referências:
[1] http://www.psc.edu/networking/projects/tcptune/
[2] http://dsd.lbl.gov/TCP-tuning/TCP-tuning.html