[GTER] Provedor WiFi sem licenca e usando speedy

Edsongley Almeida webmaster at servpro.com.br
Mon Sep 11 18:59:49 -03 2006

> Abra?os,
> Marlon Borba, CISSP.
>
> Boa tarde a todos,
>
> Sou propriet?rio de um provedor de internet wireless e possu?mos licenca
> SMC.
>
> Gostaria de saber quais provid?ncias legais posso tomar contra uma
> empresa que est? vendendo acesso WiFi sem licen?a e com equipamentos que
> n?o s?o homologados, gerando um ru?do enorme no ar.
>
> Se isto n?o bastasse o link principal que a empresa utiliza ? um speedy!
> H? tbm como tomar alguma provid?ncia junto a Telef?nica? Pois acredito
> [...]

Cara!  Bem vindo ao mármore!

Bom cara o primeiro passo se chama Anatel mesmo! Seja persistente e vá
fundo. Mas antes, não vá com a cara e a coragem, pois assim eles não te
levar tão a sério quanto necessário.

Começe com um documento formal elaborado por seu engenheiro(ou o
responsável pela sua SCM) sobre a sua situação e como seu concorrente
está infringindo a lei. O documento deve conter:
    1- vários screen-shots de preferência de cada access-point dele leve
também as posições de GPS de cada um deles.
    2- Todas as informações possíveis sobre a pessoa responsável pela
poluição aérea. (Nome, endereço, telefone, site na internet, e-mail, ou
seja TUDO O QUE VOCE PUDER SABER DELE!!!!)
    3- O documento deve ser entregue em uma agência da Anatel perto de
você em duas vias para serem protocoladas, uma para a Anatel e a outra
pra você.
    4- Pedir para que seus próprios clientes afetados pela interferência
liguem para o 0800 da Anatel(Isso ajuda pois está no código de defesa do
consumidor e o mesmo está amparado pela lei - isso ajuda)
    5- No seu caso veja o contrato do speedy se tiver um cláusula que
diga que ele não pode (re)destribuir o acesso, como no caso do
velox(Aqui no Rio Grande do Norte), Fale com alguem da Telefonica e veja
se eles podem fazer algo!!!
    6- Aqui no RN vamos na Anatel pelo menos duas vezes por mês.
Acostume-se a isso!