[GTER] Repassar Ip valido para cliente sem utilizar proxy arp / bridge de interfaces

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Fri Sep 8 22:00:10 -03 2006

Existe alguma forma de utilizar ip publico na interface privada?

e ai pessoal blz?
a história é a seguinte

tenho uma faixa de ips /29 do que recebo do meu isp e entra na interface wan
do meu Mikrotik,
e os clientes navegam tranquilamente com ips privados da minha interface lan
atraves de mascarade/nat

so que preciso que um cliente precisa de um ip valido que seja setado na
maquina dele , pesquisei bastante no forum internacional do Mikrotik e a
unica solucao que vi sem ser 1:1 Nat ( que nao me interessa pq o cliente vai
estar com ip privado na maquina dele)  foi a solucao de habilitar proxy arp
nas duas interfaces e criar uma rota com o ip publico que quero utilizar e o
ip da lan do meu Mikrotik, ai funciona perfeitamente e consigo fazer todo
tipo de controle neste ip publico do meu cliente como limitar a velocidade e
aplicar alguns filtros nele.. so que dois dias apos fazer isso, me liga o
diretor tecnico da empresa que me vende o link pedindo pra eu desligar o
proxy arp pq baguncou toda a rede dele e o gerenciamento dele ficou louco
devido as requisicoes arp aparecerem na rede dele e ele nao consegue mais
acessar os radios dele ( meu link vem via motorla canopy) e que o radio fica
travando. so que ja tentei fazer varias formas de rotemento aqui no Mikrotik
, ate subdividir em subrede a mascara /29 para duas mascaras 30 perdendo
alguns ips so pra ver se conseguia repassar o ip valido pro meu cliente
direto sem nat mas nao funciona nem com reza.... alguem sabe como proceder ?
tem algum jeito de fazer isso sem proxy arp / bridge ?

obrigado!