[GTER] Problemas Controle de Banda

CPD cpd at agitajau.com.br
Thu Oct 26 10:29:07 -03 2006

Bom dia galera,

Bem, hoje na minha rede, tenho um serve pppoe, para fazer autenticação dos
usuarios, pois bem, ele ta rodando normalmente,  o unico problema que tive
foi com uma linha das regras do ip-up, que tava barrando que ele remove-se
todo o conteudo que sobe sobre o controle de banda de down/up dos cliente,
com isto ocasionando depois de um certo tempo muita sujeira, e
conseguentemente meu  controle de up descontrolado pois o cliente que era
512Kbps pegava o resto do outro por exemplo.
o cliente x sobe com as seguinte regras a baixo na interface eth0
class cbq 1:731 parent 1: leaf 731: rate 128000bit (bounded,isolated) prio 6
class tbf 731:1 parent 731:
dae ele remove somente a linha "class tbf 731:1 parent 731:" quando o cliente
x desconecta,  com isto ele deixa resto da interface eth0 e no entando o que
ocorre é que se o cliente Y tiver 512kbps de up e se ele subir com  o mark
731 ele vai pegar o up que ficou na interface do cliente X pois o outro
cliente não foi removido completamente e assim por diante com os outro
cliente,  com isto, o meu serve vai ficando loco e até chegar uma hora que o
load começa a subir e o trafego da rede fica lento. então nos teste que eu
fiz aqui eu achei a linha que tava ocasionando este problema, segue a linha
abaixo.

/sbin/tc filter add dev eth0 parent 1:0 protocol ip prio 100 u32 match ip dst
"$remoteIP"/32 classid 1:$mark

pois se ele sobe esta linha ele não remove completamente dae a solução
comentar esta linha.
dae resolveu, o meu problema.

A minha pergunta é qual a verdadeira função desta regra, pois se tento remover
ela não mão ele diz que o dispositivo está ocupado.