[GTER] Gerenciamento e Alertas via SMS

Pedro Torres torres at pop-pr.rnp.br
Thu Oct 19 23:01:41 -03 2006

Apenas complementando o e-mail do Christian:

- Estamos usando esse celular nokia a mais de 2 anos. Fica liga direto
(carregador).
- Infelizmente o celular eh pré pago, todo mês colocamos créditos suficientes.
- A nossa experiência diz que monitorar a Internet com Internet não funciona.
Melhor SMS ou a linha telefônica (asterisk). SMS tem a vantagem de vc receber
a mensagem logo que vc entra na área de cobertura, se você estiver discando
para um celular fora da área não vai ficar sabendo que algo caiu (ou vai
complicar).
- Usamos a mesma operadora para envio/recebimento das mensagens.
- Envio de SMS entre operadoras diferentes. Esqueça (pelo menos em Ctba)
- Já usamos no passado o esquema de e-mail que vira SMS. Terrivel.
- Poucas vezes o sistema de SMS não funcionou, isso ocorreu qnd o no-break do
centro de computacao morreu (por isso a maquina de monitoramento fica em um
no-break ligado no no-break).
- O tempo de recebimento de uma mensagem eh de não mais que 1 minuto (em
geral, segundos)
- Não existe problema com o gammu de ter milhares de mensagens para enviar ao
mesmo tempo (caiu tudo!), ele gerencia isso direitinho (esse eh um bom teste
a se fazer sempre).

--
Pedro Rodrigues Torres Júnior
RNP / PoP-PR