[GTER] Gerenciamento e Alertas via SMS

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Wed Oct 18 23:44:50 -03 2006

oi,

Hum... estou usando o nagios (2.5), e achei ele extremamente flexível e até
> agora tem se mostrado confiável... O que o gnu tem de mais flexível que o
> nagios, ou melhor, onde encontro o gnu mon para dar uma olhada ? Dei uma
> pesquisada no google, mas já são 23:30 e acho que minha visão já está
> fraca,
> não achei :-)

http://www.kernel.org/pub/software/admin/mon/   é... é meio escondido
mesmo... ou entao, apt-get install mon no debian :-)

Quando eu avaliei o nagios ele tinha problemas sérios na paralelização dos
jobs. principalmente quando o teu script de monitoramento/alerta demora um
pouquinho para finalizar. Provavelmente isso não foi resolvido (não pelos
changelogs que eu vi), e vc deve perceber isso quando inicia o nagios, e vê
que demora um pouco para ficar tudo verde. Mas pior mesmo, foi quando para
testar o nagios, eu puxei o cabo de rede da maquina de monitoramento... 1
minuto depois cai um host, dois minutos depois outro, e assim por diante...
ou seja, 10 hosts = 10 minutos para perceber que caiu tudo. Isso no melhor
caso, monitorando os hosts a cada minuto.

Nesse ponto o mon dá de 10 no nagios e me permite fazer coisas doidas como
monitorar um host a cada 30 segundos com ping, outro a cada 45 e outro a
cada 51, ou o que sua imaginação mandar. Ele não tem dó... sai abrindo um
monte de processos separados :-). Além do mais quando vc olhar o arquivo de
configuração dele, vc vai ficar com raiva do nagios.

Sobre a tela bonita do nagios, ela até nem é tão bonita, e é feita em CGI, o
> que
> causa lentidão na sua renderização e problemas com caracteres de outras
> línguas. O próprio desenvolvedor do nagios disse que irá abandoná-la na
> versão
> 3.0 do nagios para dar preferência à outras web-consoles para o nagios que
> existem por aí ( http://www.nagios.org/development/upcoming.php ).
>
>  O mon tem um cgi tb... mas  nós usamos ele bastante no console... é chama
de nerd, mas não tem nada mais econômico que um ssh para a maquina e uma
tela texto com o que tá errado...

--
Christian Lyra
PoP-PR/RNP