[GTER] Lentidão no Virtua

Tukso Antartiko tuks at linuxmail.org
Thu Oct 19 00:52:03 -03 2006

Recentemente as telecoms reduziram bastante o custo por banda dos usuários domésticos. No entanto não houve uma redução correspondente na outra ponta de modo que estimulasse a criação  de conteúdo regional que atraísse este novo tipo de usuário.

Sem muitas opções para usar a quantidade de banda agora disponível estes usuários explodiram o uso de P2P e de tráfego internacional, ambos bastante prejudiciais quando usados em excesso.

Não que as teles fossem totalmente ingênuas em não prever um aumento de demanda, mas, por controlarem o meio de transmissão, achavam que poderiam monopolizar também o conteúdo, seja diretamente ou através de empresas irmãs/parceiras.

Mas internet não é igual Tv por assinatura onde se pode limitar quais canais seus clientes irão assistir. E os usuários, que não queriam apenas conteúdo enlatado e sem inovação, fugiram do "curral" em que as telecoms os esperavam limitar.

As telecoms ainda não se vêem como parte do problema, culpam o P2P e o "YouTube", quando elas mesmas frustraram qualquer inovação regional na expectativa de monopolizar o conteúdo ou achando que os eventuais produtores interessados neste mercado estariam dispostos a comprar mais banda (caríssima) simplesmente porque os usuários agora tem mais.

Algumas ainda nem vêem o problema, olham para o quintal do vizinho, que lhes parece mais sujo, e acham que o seu está limpo. Acham que maiores problemas não acontecerão com elas e que se surgirem poderão controlar de alguma forma (dar um jeitinho).

Mudar a situação atual é um pouco complicado. Reverter a banda "realmente larga" é impraticável, visto a concorrência já estabelecida.

Desconsiderando a ganância das telecoms, que preferem tentar lucrar o máximo possível mesmo que isso signifique a própria morte, e as relações de monopólio já firmadas com alguns provedores de conteúdo, vejo como uma solução reduzir os custos de produção de conteúdo local, através de redução dos preços de links (envolvendo melhoria do backbone nacional) e de datacenter (hoje em dia focados em grandes empresas).

Claro que isso não mudaria hábitos dos usuários de uma hora para outra, mas certamente criaria opções menos caras de se sustentar.

Esta foi minha simples opinião, sei que a solução proposta pelos executivos destas empresas é diferente: pretendem barrar tráfego pesado (como se os usuários se acomodassem em usar banda larga apenas para carregar páginas mais rápido) e querem compensar os custos mais altos deste tipo de tráfego aumentando a receita proveniente de clientes comerciais.

Obs.: Virtua = Telmex = Embratel