[GTER] Banda Garantida CIR

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Sat Oct 7 09:43:09 -03 2006

On Sat, 7 Oct 2006, Marco Antônio Faria Botelho wrote:

> Recebi uma proposta de uma Operadora de um link de velocidade nominal de
> 1M com banda garantida (CIR) de 256kbps (25%).
>
> Pelo que entendi, a Operadora garantirá uma velocidade mínima de 256Kbps.
>
> Minha dúvida é quanto a este valor, não seria baixo demais ou é esse
> valor mesmo encontrado no mercado?

depende de quanta gente vai ficar pendurada aí.

pessoalmente acho que dizer que te dá 1 mega com CIR de 25% é propaganda
enganosa, seria muito mais honesto dizer que te dá 256K com possibilidade
de ir a 1M se as condições de tráfego permitirem.

> Quais as outras características técnicas deveriam ser analisadas antes de
> decidir pelo produto?

é importante saber o quanto essa operadora está bem conectada com as
demais, se participa dos pontos de troca de tráfego, etc. não adianta ter
boa performance até o próximo roteador e o caminho para embratel,
telefônica, RNP, etc. estiver entupido.