[GTER] Auditoria em Website

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Wed Oct 4 12:40:05 -03 2006

Olá,

O webalizer, assim como a maioria dos software do gênero, identifica
cada visita como cada IP diferente num intervalo de N minutos, intervalo
este que é customizável através de um arquivo de configuração.

Geralmente este intervalo é de 30 minutos, ou seja, se alguém com o
mesmo IP acessa as 8hs, depois as 9hs, depois as 15hs, o sistema
contabilizará como 3 visitas.

Não considero uma boa estimativa multiplicar por 5, pois é partir da
premissa de que todos os IPs que acessam seu site são de redes que usam
NAT e que nesta rede, 5 pessoas acessaram seu site.

Talvez a opção com cookie seja a que mais aproxime da realiade, mas
ainda será necessário identificar os usuários que bloqueiam todos os
cookies no navegador, o que faria com que um único IP gerasse um cookie
a cada page-view, embaralhando ainda mais a apuração da quantidade de
visitas.

E ainda existe os buscadores, que podem indexar seu site com diversos
IPs diferentes...

--
Marcelo Coelho
marcelo at tpn.com.br