[GTER] Performance hd

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Fri Nov 3 17:28:11 -03 2006

Deve ser levado em conta que o hdparm manda um fluxo de dados unico
para o disco, como se voce estivesse copiando um grande arquivo da
memoria para o disco. Em aplicações com acesso a centenas de arquivos
separadamente como banco de dados ou proxys, este tipo de teste não é
valido. Nos discos SCSI e SAS a tecnologia de acesso a dados no disco
é outra, obtendo uma performance muito maior em aplicações que
leem/escrevem em muitos arquivos ao mesmo tempo.

A Tecnologia SATA trouxe mudança na trafeferencia de dados do disco
para a controladora em relação a IDE, mas a tecnologia usada no acesso
ao disco magnetico não mudou. O SATA permitiu romper com o gargalo do
cabo IDE mas em termos de acesso a disco para servidores , ainda e
muito inferior a SCSI.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas