[GTER] RES: QOS protocolos VOIP

jimmi jimmi at netpoint.com.br
Tue May 23 14:58:07 -03 2006



Bom, não questiono o Ibope mas desconheço a metodologia e enfoque deste 
pesquisa. Por favor divulgue a mesma para que não percamos tempo comparando 
laranjas com bananas.

A oferta de mercado pode ser de R$100 por até 4 Mbps, e o provedor dessa 
solução deve estar contente com o produto/preço, mas a julgar pela discussão 
aqui em andamento parece que os usuários não estão tão satisfeitos assim. 
Você pode ofertar 4 Mbps a R$100, mas qual seria o fator de oversubscription 
deste produto. Me parece que para um SOHO ou pessoa física a consideração 
sobre o preço supera sua preocupação com a qualidade. Esse admite um 
menor SLA em função de um bom preço, e não cito aqui QoS. Mas e quanto a 
corporações, que desejam custear seus gastos de conectividade a partir de uma 
economia obtida na fatura do telefone, enquanto ainda rodam seus sistemas 
críticos. Volto a dizer, difícil tudo querer sem desejar arcar com o ônus 
necessário.

Acredito manter a sanidade e me mantenho na Terra, da mesma forma não 
interpreto esta divergência como algo pessoal, por isso desconsiderarei 
qualquer manifestação de deselegância.

QoS só em um ponto do interesse de tráfego morre no primeiro gargalo (seja 
utilização, queueing, whatever) entre os extremos. QoS não é mágica, se 
nenhum provedor disponibiliza um tratamento diferenciado no downstream de seu 
last mile, você pode trabalhar para contornar ou minimizar o problema até um 
certo threshold da utilização de seu enlace, acima deste valor só ampliando a 
banda mesmo. O upstream só depende de você, restrinja ou limite requests de 
usuários e aplicações não criticas, implemente mecanismos de congestion 
avoidance que juntamente com mecanismo similar do TCP poderá atuar para 
reduzir seu inbound antes deste saturar. Não digo que é easy going, que não 
demanda tunings, mas é factível e tem gente que faz.

Mas concordo que isso tudo não atende a voz, voz requer mais, requer 
priorização de transmissão, as vezes requer fragmentação e intercalamento de 
pacotes, este sim requer QoS, e fim a fim, não só no last mile.
Mas certamente ninguém ira lhe prover esses mecanismos demandadores de 
recursos e que oneram o devices que atendem a muitos clientes para você usar 
um Skype da vida. Questione seu provedor o que ele tem a lhe ofertar de 
VoIP/ToIP. certamente o QoS virá embarcado na solução.

Se o problema conhecido é congestionamento do last-mile, não haja como 
aqueles que tão veementemente critica.

Truco! ? Não há motivos "comerciais, técnico-econômicos para que isso não 
seja disponibilizado", pelo contrário. Existem ótimos motivos para que estes 
serviços possam ser ofertados mas operadoras devem oferecer o que podem 
honrar, e QoS tem que ser fim a fim. Qualidade é algo na totalidade, não há 
frações de qualidade.

As demandas dos clientes se medem sim entre outras coisas em Mbps. O cliente 
deve obter conhecimento de seu interesse de tráfego e adequar sua estrutura e 
conectividade de forma a atendelo, extremamente análogo a operadoras.

Referente a citação do "modelo de liberalismo econômico", fugiu do escopo.

O serviço de comunicação de dados, tal qual o de telefonia atende a 
contratos, e apesar de não ser concessão, esta exposto a competição de 
mercado, que apenas respeita a competitividade, "e é dentro desse contexto 
que estamos discutindo acesso Internet".


---------- Original Message -----------
From: "Jean Marcel Vosch" <jean.vosch at gmail.com>
To: "Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes" 
<gter at eng.registro.br>
Sent: Tue, 23 May 2006 14:26:13 -0300
Subject: Re: [GTER] RES: QOS protocolos VOIP

> somos três. realmente o nível está muito bom.
> 
> Em 23/05/06, Jorge Godoy <godoy at g2ctech.com> escreveu:
> >
> > Em Terça 23 Maio 2006 14:04, Antonio Carlos Pina escreveu:
> > > Se passarem a pvt por favor me copiem.
> > >
> > > A discussão me agrada e a acho que ela é muito mais o foco desta lista
> > do
> > > que as eternas perguntas sobre ips, firewall, dns e etc que pertencem na
> > > verdade à masoch.
> >
> > Somos dois que pensam assim...
> >
> > --
> > Jorge Godoy      <godoy at g2ctech.com>
> >
> > Consultoria e serviços em redes Linux, FreeBSD e Windows
> > Desenvolvimento de software e projetos      Treinamentos
> > Telefones: +55 (41) 8807-1545    /    +55 (41) 3024-0070
> > Curitiba, Paraná - Brasil         http://www.g2ctech.com
> > --
> > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
> >
> --
> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
------- End of Original Message -------




More information about the gter mailing list