[GTER] RES: QOS protocolos VOIP

Antonio Carlos Pina antoniocarlospina at gmail.com
Tue May 23 14:04:21 -03 2006


Se passarem a pvt por favor me copiem.

A discussão me agrada e a acho que ela é muito mais o foco desta lista do
que as eternas perguntas sobre ips, firewall, dns e etc que pertencem na
verdade à masoch.

[]s,
Pina


Em 23/05/06, Eduardo Santos Back <eduardo at sinos.net> escreveu:
>
> Sugiro que discutam em PVT.
>
> -----Mensagem original-----
> De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
> nome de Rubens Kuhl Jr.
> Enviada em: terça-feira, 23 de maio de 2006 13:46
> Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
> Assunto: Re: [GTER] QOS protocolos VOIP
>
> > Realmente fica inviável financeiramente implementar funcionalidades e
> > formatar soluções que demandam recursos adicionais, diretamente
> relacionados
> > ao dimensionamento de uma rede, se você cita clientes residências e SOHO
> que
> > desejam pagar R$100 para uma conexão de até 4 Mbps !!! É aquela velha
> > história do "tudo querer sem estar disposto a arcar com o custo adequado
> por
> > isto".
>
> Segundo o IBOPE, o desejo de pagar dos usuários é da casa de R$30...
> R$100 por até 4 Mbps é a oferta disponível no mercado. O provedor
> dessa solução parece estar contente com o produto/preço, pois é sempre
> ressaltado em suas publicações de balanço.
>
> > Upstreams são entidades autônomas, brigam por um market share, competem
> pelas
> > mesmas receitas, e como em qualquer segmento de mercado certamente esta
> > competição impede uma maior integração no sentido de compartilharem
> políticas
> > e soluções comuns, de exporem seus ambientes operacionais uns aos
> outros,
> > etc. Tendo em vista o imensurável emaranhado de sistemas autônomos que
> compõe
> > a Internet, mesmo que houvesse vontade política das operadoras (e agora
> > falamos em âmbito mundial), ainda assim seria inviável obtermos um QoS
> fim
> a
> > fim no tráfego da Internet. Tal anseio demandaria no mínimo uma
> padronização
>
> Voltemos à Terra... ninguém mencionou aqui QoS inter-AS.
>
> > de soluções, funcionalidades empregadas, compatibilidade entre
> diferentes
> > plataformas, dimensionamento de infra-estruturas e plataformas, etc. A
> mim,
> > parece extremamente utópico. Ou o acesso a Internet com QoS aqui
> debatido
> > consiste em um tratamento diferenciado ao tráfego apenas no last mile do
> > cliente e no máximo o backbone de sua operadora. Suponha que você dispõe
>
> Era esse o foco desta thread.
>
> > destas condições, mas no outro extremo de sua troca de tráfego, seu
> alias
> > possui um CE/CPE simplesmente não performático para o interesse de
> trafego
> > que este possui com a Internet. Ou mesmo, este deseje prover garantias e
> > priorizações para perfis de tráfego distintos daqueles que você
> considera
> > críticos. Como se garante o QoS ao seu tráfego nestas condições, mesmo
> que
> > implementemos tais funcionalidades em ambos os extremos de sua conexão.
>
> Ninguém garante que não haja um problema... o que se tenta é resolver
> um problema conhecido (congestionamento do last-mile) para que ele
> deixe de sê-lo. Não é garantia de que funcione, é garantia de que se
> não funcionar, não será por esse problema.
>
> > Me parece muito conveniente esta expectativa de "entrar em informações
> > internas das operadoras", será que todas as empresas em que atuamos
> > disponibilizam suas informações internas ao mercado? Empresas também não
> > discutem abertamente seus problemas de fluxo de caixa, logística e
> > suprimentos, etc; não tão pouco estão dispostas a arcar com os custos de
> > terceiros. Operadoras não são entidades filantrópicas.
>
> Mas se uma operadora alegar que não oferece um serviço por inabilidade
> técnica de seus usuários, quando se sabe bons motivos comerciais e
> técnico-econômicos para que isso não seja disponibilizado, é natural
> que o usuário diga "Truco!".
>
> > Certamente para as operadoras seria ótimo não ter que provisional banda
> em
> > suas conexões nacionais, internacionais e internas aos seus backbones
> para
> > receber e escoar um tráfego que será descartado no last mile pois muitos
> > clientes tem links com bandas que não comportam seus interesses de
> tráfego.
>
> As demandas dos clientes não se medem em Mbps; Internet não é energia
> elétrica que o cliente pode observar as especificações de seus
> aparelhos e dizer "preciso de x kVA de capacidade de pico, y MWh de
> consumo". Eles querem que as aplicações de que precisam funcionem com
> um certo nível de qualidade, querem gastar um certo valor mensal, e
> tentam equilibrar esses dois fatores como puderem
> .
> > Caros, acompanho esta lista a uns 6 anos, já li, absorvi e compartilhei
> > muitas das suas opiniões, e tenho ciência que estas partem de pessoas
> > que detêm um bom conhecimento. Aqui respeitosamente expresso uma opinião
> > divergente por considerar os argumentos citados de certa forma
> distorcidos,
> > parciais e convenientes. Me parecem muito alinhados por exemplo com uma
> > tendência do governo de jogar para as operadoras tarefas que não lhes
> > compete, ou desconsiderar fatores de mercado. Por exemplo, quando aquele
>
> Culpar o (des)conhecimento dos clientes pela inexistência comercial de
> um produto também é uma conveniente e parcial distorção... mas esse
> tipo de argumento é parte natural de um modelo de liberalismo
> econômico em que cada um age de acordo com interesse próprio.
> Acreditar piamente neles é que seria uma falha.
>
> > sábio ministro das telecomunicações diz ser injusto o usuário pagar o
> valor
> > da assinatura mesmo se não usar o telefone o mês todo. Como se manter
> uma
> > infra-estrutura, com todos os seus custos de dimensionamento e
> > provisionamento de recursos, investimentos em ampliações e melhorias,
> > spare parts, operação e manutenção, etc, não tivesse custos. Ou jogar
> para
> as
> > operadoras a tarefa de bloquear o sinal de celulares
> > em presídios, uma obrigação do estado.
>
> O serviço de comunicação de dados é autorizado, não é concedido como a
> telefonia fixa ou autorizado mas com contratos que na prática o tornam
> uma concessão como a telefonica móvel. Isso permite que o mercado se
> regule sem que modelos rígidos de serviço e precificação sejam
> definidos, e é dentro desse contexto que estamos discutindo acesso
> Internet.
>
>
>
> Rubens
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