[GTER] QOS protocolos VOIP

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon May 22 18:50:35 -03 2006

> Caro Rubens.
>
> Me permita observar mas acho que a afirmação :
>
>         Fora conversar com seu upstream sobre o que ele poderia fazer
>         (em geral nada, até pq ele quer é te vender mais banda)
>
> não se aplica mais, ou no mínimo esta generalização é injusta e um tanto
> quanto equivocada. Hoje a briga para receita é muito acirrada, e nesta luta o
> provedor tem um grande interesse em fornecer serviços que venham de encontro
> as necessidades dos clientes, como funcionalidades de QoS.

A briga por receita num mercado oligopolizado como o brasileiro é
travada em frentes quase sempre distantes da questão de oferecer
serviços especializados. O mais comum é a oferta de pacotes de
serviços (IP, STFC, LDN, LDI, VPN, VoIP, celular), mas cada um deles
com produtos de prateleira.

> Se seu provedor não oferta uma solução de QoS (e veja que QoS é um termo um
> tanto quanto genérico), posso te afirmar que conheço provedor que oferta este
> serviço para circuitos de VPN, e funciona muito bem. E apenas não oferta QoS
> para o acesso a Internet pela dificuldade da maioria dos usuários (sem o grau
> de conhecimento tecnico dos membros desta lista) em compreender que o
> provedor não tem como dar garantias ao tratamento do tráfego quando este sai
> de seu backbone.

O meu provedor não oferta uma solução de QoS mas já não dá mesmo
garantia de banda... mesmo assim, seus clientes residencias e SOHO
estão quase sempre felizes por pagar R$100 para uma conexão de até 4
Mbps. :-)

Já os upstreams de empresas em que trabalhei e clientes para quem
presto serviços atualmente não dispõe de serviço de acesso Internet
com QoS; somados esses upstreams representam quase todo o espaço de
endereçamento da Internet BR.
E vários desses empregadores e clientes sentem falta disso, alguns
desses já pediram a seus gerentes de conta a possibilidade de terem um
serviço assim. No total, ZERO deles conseguiram.

Veja que você mesmo não pode apontar uma exceção a essa generalização...
quaisquer alegações de motivos, quer a que fiz sobre ser falta de
interesse comercial quer a sua sobre ser falta de conhecimento técnico
dos clientes não podem ser verificadas sem que entremos em informações
internas das operadoras.

Por exemplo, as operadoras não discutem abertamente seus problemas com
consumo de link internacional para tráfego que acaba não sendo
entregue aos clientes devido à saturação de tráfego no canal de
cliente. Isso já acontece sem que os clientes tenham recursos para
manter a qualidade do serviço sem que o canal esteja saturado; se eles
tivessem tais mecanismos, esse problema só pioraria para as
operadoras. Os clientes ficariam despreocupados em deixar o canal
saturar, pois os serviços importantes continuariam operantes e a
degradação atingiria apenas os "best-effort"... ainda sim, as
operadoras pagariam pelo tráfego internacional de pacotes descartados
por seus clientes.

Eu deixo a conclusão para o leitor.

Rubens