[GTER] Contingência utilizando dois links

Aristeu Gil Alves Jr suporte at wahtec.com.br
Wed May 3 14:26:59 -03 2006

Quoting Lao DanTong <danton at inexo.com.br>:

 > não funciona. não se pode esquecer que nomes são guardados em cache por
 > aí, de modo que você nunca pode ter certeza de qual endereço IP o cliente
 > vai usar, mesmo que o link mestre esteja derrubado.
 >
 > o segundo servidor aí não é slave, mas outro master. servidor slave copia
 > seu conteúdo do master, o que não é o caso aqui.
 >
 > não acho boa idéia misturar as bolas, DNS é uma coisa, roteamento e
 > redundância outra. já considerou o uso de sistema autônomo e roteamento
 > dinâmico (BGP-4)?

Muito já se comentou na lista que é possível fazer contingência com DNS
e round-robin, utilizando-se de TTL´s pequenas para "driblar" o problema
das caches. Sim, é uma solução small business, mas por acaso deixou de
ser viável? Óbvio que a situação ideal é que seja um AS. Não é o que se
fala aqui.

--
Aristeu