[GTER] Contingência utilizando dois links

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed May 3 13:08:21 -03 2006

On Wed, 3 May 2006, Celso Pelliccioli wrote:

> Gostaria de opiniões acerca de uma contingência de dois links de duas teles
> distintas.
> Preciso contingenciar um serviço que é utilizado via web via www. O site
> está registrado no registro.br com um ip fornecido pela Embratel. Irei
> contratar um outro link como contingência que será fornecido um outro IP
> válido.  Como o domínio está publicado em servidores de DNS´s próprios (IP´s
> válidos), estou pensando em registrar o primeiro dns master com o IP
> fornecido pela Embratel e o segundo DNS slave (com ip fornecido pela outra
> [...]

não funciona. não se pode esquecer que nomes são guardados em cache por
aí, de modo que você nunca pode ter certeza de qual endereço IP o cliente
vai usar, mesmo que o link mestre esteja derrubado.

o segundo servidor aí não é slave, mas outro master. servidor slave copia
seu conteúdo do master, o que não é o caso aqui.

não acho boa idéia misturar as bolas, DNS é uma coisa, roteamento e
redundância outra. já considerou o uso de sistema autônomo e roteamento
dinâmico (BGP-4)?