[GTER] Suposto problema com Proxy ARP.

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Fri Mar 31 09:00:27 -03 2006


Srs.,

Enfrentamos, ontem, um problema curioso que gostaria de trazer ao seu conhecimento e a respeito do qual desejo ouvir suas opiniões.
Nosso "firewall" Linux parou de permitir tráfego pela interface pública. Observamos que por meio de "ping" conseguíamos chegar ao roteador de borda (circuito TRF-Embratel), mas "traceroute" para locais na Internet, nacionais ou estrangeiros, "parava" nesse roteador. Executando os mesmos testes a partir de outra máquina com IP público, observamos funcionamento normal do circuito e do roteador.
A uma certa altura do campeonato, observei na console uma mensagem de erro (que tentarei trazer depois) informando sobre uma condição de erro na interface eth1. O interessante era o endereço MAC informado pela placa, totalmente mal-formado (com o DOBRO de dígitos ;-)). Não tive dúvidas, substituí a placa e tudo passou a funcionar.
Agora a pergunta: Por que eu conseguia "pingar" o roteador e não conseguia passar dele por "ping" e por "traceroute"? Suspeito que tenha algo a ver com Proxy ARP: O endereço MAC mal-formado permitia ao roteador devolver os pacotes locais, mas não fazer o "forward" para a Internet. É um CISCO 1700. Minha teoria está certa ou dei um tiro n água?



Abraços,
Marlon Borba, CISSP.
--
Se você acha que a criptografia pode resolver
todos os seus problemas de segurança,
então você não conhece os seus problemas
e nem a criptografia.
(Bruce Schneier)
--



More information about the gter mailing list