[GTER] Roteamento Avançado / Limitação de Banda

Rafael Augusto rafael at grupouds.com.br
Thu Mar 30 14:53:15 -03 2006

Caros Amigos,

   Possuo 3 links de ADSL de temanho igual, para balancear carga entra 80
clientes, limitando utilização de banda, como são 3 link´s instaveis, não
posso dividir a carga entre eles (pois no caso de queda de um deles tenho
muitos problemas ) , estou utilizando Linux Slackware 10.1.O que faço
atualmente é especificar qual cliente irá sair por tal adsl, , no entanto
fiz um primeiro teste deixando um id para cada ip so que as rotas se perdiam
pelo que entendi, entao resolvi criar apenas 3 ids dividindo os ips entre
ele ate ae tudo bem, funcionou perfeito, so que agora surrgiu a necessidade
de limitar a banda dos ips, mas  todos os meios de limitacao de banda que
testei usavam ID, ae vem o problema porque eu possuo 1 ID para varios ips
entao as regras de limitacao nao ira funcionar pois ira prevalecer a ultima
regra no ID alguem tem alguma solucao para isso ??? Se eu deixar um ID para
cada ip como havia feito anteriormente nao ira dar problermas ?? algo do
tipo as rotas se perderem ???
Obrigado

Segue regras atualmente em uso.

MARK = ID

iptables -t mangle -A PREROUTING -s 1.1.1.1 -p tcp -j MARK --set-mark 2
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 1.1.1.1 -p udp -j MARK --set-mark 2
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 2.2.2.2 -p tcp -j MARK --set-mark 3
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 2.2.2.2 -p udp -j MARK --set-mark 3
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 3.3.3.3 -p tcp -j MARK --set-mark 4
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 3.3.3.3 -p udp -j MARK --set-mark 4
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 4.4.4.4 -p tcp -j MARK --set-mark 4
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 4.4.4.4 -p udp -j MARK --set-mark 4
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 5.5.5.5 -p tcp -j MARK --set-mark 2
iptables -t mangle -A PREROUTING -s 5.5.5.5 -p udp -j MARK --set-mark 2
ip rule add fwmark 2 table 20 prio 20
ip rule add fwmark 3 table 30 prio 30
ip rule add fwmark 4 table 40 prio 40
ip route add default via xx.xx.xx.xx dev eth1 table 20
ip route add default via xx.xx.xx.xx dev eth2 table 30
ip route add default via xx.xx.xx.xx. dev eth3 table 40

Att,

            Rafael Augusto A. Sapata

      UDS - Soluções Digitais
  http://www.grupouds.com.br