Re: [GTER] Circuito não atinge velocidade contratada

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Mar 20 23:55:06 -03 2006

> Estava batendo os 2M, o teste que eu fiz foi entre a rede dele e a
> minha, preciso fazer o teste utilizando a minha saida de internet.
> Tenho certeza que não tem problema na minha saída de internet, pois a
> utilizaçaõ do link é de no máximo 70% e nenhum outro cliente reclama
> de perfomance.

A experiência diz que quando num diagnóstico alguém diz "tenho certeza
que não é xxxxxx", é justamente esse o problema... :-)

Veja que utilização do link não é o único parâmetro de performance:
latência e transparência(ou falta dela) a tamanhos de pacote variados
pode causar isso. Experimente fazer ping -f -l <tamanho> da rede do
seu cliente para diversos pontos na sua rede e na Internet, e veja se
tamanhos como 1400 e 1500 são suportados para determinar o PMTU.

> Mas, o argumento que ele utiliza é "forte". Ele diz que o
> speedy-Telefonica que ele também tem, fazendo o teste no mesmo site,
> mostra a velocidade contratada.

Hummm, há dois links no cliente ? Será que ele está roteando tudo de
volta pela Telefônica (mesmo quando seus IPs) causando roteamento
assimétrico ?

Rubens