[GTER] Dimensionamento WAN para VOIP

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Wed Jun 28 11:17:00 -03 2006

Lao DanTong wrote:

> primeiro você tem que estimar quantas chamadas simultâneas vão rodar,
> infelizmente eu não tenho como estimar. depende muito do uso que se faz do
> telefone. depois multiplique o número de chamadas pela banda de uma
> chamada, tipicamente entre 10 e 60 Kbps, de acordo com o codec. com o
> G.723 é algo em torno de 21Kbps, full duplex.
>
> se você considerar todas as chamadas possíveis vai super estimar a banda.

Se voce vai fazer um projeto "detalhado", voce pode usar isto que o Lao
DanTong mencionou (o nome que eu sempre vi e' a 'COI', comunidade de
interesse de trafego).

Existem calculadoras para isto, procure por Erlangs ou por CCS.
Algumas observacoes:
1- Ao menos em carrier na regiao que trabalho, G723 e' impensavel,
geralmente e' G.711 (em alguns casos com 10ms, que chega a ser overkill,
da para viver com 20ms). G.729 pode ser usado mas geralmente depende se
voce vai estar misturando chamadas terminando em celulares e etc.

2- Banda para VOIP geralmente e' dependente do meio, exemplo, pode ir de
130kbps (VOIP sobre AAL5) para 108kbps sobre PPP (nao tenho de cor, mas
este eram os valores de G711 /10ms, com RTCP 'extra')
3- VAD, supressao de silencio, se puder usar, ele diminui o uso, em
termos de planejamento de banda, voce tem um fator que o VAD ajuda, voce
pode precisar ter um ajuste disto (aqui por exemplo se faz piada de que
de/para Cuba VAD nao econimiza banda nenhuma).
4- Pense em termos tambem de como voce vai estar fazendo o caminho da
voz, exemplo, dependendo do que voce usa (asterisk por exemplo, sem
'canreinvite' por config ou necessidade), voce teria o caminho de voz
indo via o servidor, mesmo em chamadas de um remoto para outro. So
preste atencao portanto que "ligar de A para B nem sempre quer dizer que
a voz vai direto de A para B :-)"