[GTER] Dimensionamento WAN para VOIP

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Jun 28 10:22:32 -03 2006

On Wed, 28 Jun 2006, Celso Pelliccioli wrote:

> Gostaria se possível uma ajuda  ou documentação como dimensionar um link
> Internet dedicado de VOIP que ligará +- 50 filiais. Essas filiais os links
> serão de 512Mb (512K).

primeiro você tem que estimar quantas chamadas simultâneas vão rodar,
infelizmente eu não tenho como estimar. depende muito do uso que se faz do
telefone. depois multiplique o número de chamadas pela banda de uma
chamada, tipicamente entre 10 e 60 Kbps, de acordo com o codec. com o
G.723 é algo em torno de 21Kbps, full duplex.

se você considerar todas as chamadas possíveis vai super estimar a banda.