[GTER] Balanceamento de trafego entre ASN com BGP?

Daniel F. Marques daniel at nqt.com.br
Wed Jun 7 10:25:06 -03 2006

Amigos, eu estive procurando respostas para essa questão aqui na lista, no
google e na cisco, mas o que eu encontrei foi muito difuso e pouco
conclusivo, por isso me dirijo a vocês Espero ser bem específico para não
causar falsas conclusões e disperdiçar o tempo de vocês.

A minha empresa é ASN, e tem conexão com 3 operadoras distintas utilizando
links com velocidades diferentes, utilizando BGP4 em roteadores 7507.
Nós recebemos full-routing para o Prov.A e Prov.B, e o Prov.C envia apenas a
rota default. Isso por restrições de memória nos nossos roteadores..

Atualmente nós temos feito o controle de ocupação desses links manualmente,
através do anúncio de rotas genéricas e específicas para nossos provedores,
mas essa técnica tem se mostrado cada vez mais trabalhosa e tem nos gerado
problemas de isntabilidade de roteamento.

A questão é: Como eu faço para para o bgp definir o roteamento baseado na
velocidade e ocupação dos links com os provedores? Isso é possível? Que
técnicas automatizadas eu posso usar para essa situação?

Segue um esquema simples da rede.

ProvedorA     ProvedorB
   |                 |
   |                 |
Router1        Router2 -------Provedor C
         Switch
           /\
         /    \
Clientes     Clientes

Desde já agradeço a todos a atenção dispensada.

Daniel F. Marques