[GTER] tráfego VoIP barrado

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Jul 31 15:25:33 -03 2006

Daniel Dias Gonçalves wrote:
> Não realizei testes ainda, mas parece que o Velox está impedindo o uso
> do Voip, me foi relatado que ao usar o Uol Phone e uma solução da
> TelExtreme o modem travou.
> Aproveitando, alguém já testou Voip tráfegando em VPN por Ipsec ?

Alguns pontos dignos de atencao:

1- Pelo que entendo, o Velox nao filtra VOIP, pois conheco muita gente
usando. Isto e' coisa dos ultimos dias ?

2- Lembro vagamente da Anatel descendo a 'lei' sobre uma telco, que
estava bloqueando VOIP, isto foi noticiado na epoca (este ano ou ano
passado), e foram forcados a deixar passar VOIP..

3- Existe uma serie de modems (DLink 500 G ? chipset Viking, nao me
recordo), que tem um bug serio de firmware no ALG para SIP, a ponto dele
travar. Alem de conseguir o firmware corrigido com o fornecedor do
modem, ja vi gente usando Vono com port 1571 para "contornar" o bug.

4- TelExtreme, nada a declarar...