Re: [GTER] tráfego VoIP barrado

Abelardo Barbosa Jr. skandor at gmail.com
Mon Jul 31 15:21:02 -03 2006

2006/7/31, Marcelo Jr <marcelo.junior at telsul.com.br>:

> [...]
> No entanto surgiu um boato forte que está correndo dentro da equipe TI
> que está pesquisando soluções e especificando equipamentos dizendo que
> as principais teles estão em vias de filtrarem RTP e por consequência
> barrarem o H323 e Sip nos backbones para quem usa a Internet para essa
> ligação...
>
> Minhas perguntas:
> -Isso é realmente factível?
> -Se sim, a única explicação que me ocorre, seria dificultar soluções
> externas com intenção de alavancar novos produtos de comunicação sobre
> IP lançados por eles...Isso seria legal?

Olha Marcelo, se é legal no sentido de respeito às leis, não sei - e acho
que se perguntar para 10 pessoas terei 10 respostas diferentes.

Mas se é legal no sentido (meio antigo) de bacana, interessante, todos nós
concordamos, a resposta é um sonoro NÃO.

Mas, há males que vem para o bem, talvez assim voltem a ter espaço os
provedores puros de Internet, desassociados dos gigantes de telecom, e que
não precisam preservar nichos monopolistas de serviços miliardários.

Os acessos "linha dedicada", normalmente contratados por pessoas jurídicas,
não fazem filtragens, até onde sei. Mas se vierem a fazer, tudo bem, as
empresas saberão mobilizar seus advogados, cancelar contratos e procurar o
concorrente.

Nos acessos domésticos, a luta é mais desigual. Bom, eu não sou cliente
adsl, nem cable. Quem me atende é um velho e bom pequeno provedor de
internet predial, que contrata banda por linhas dedicadas nem sei a quem. Eu
simpatizo com esse esquema :-)

Abraços,

Marcelo Jr.