RE: [GTER] tráfego VoIP barrado

Renato Frederick frederick at freebsdbrasil.com.br
Mon Jul 31 14:09:48 -03 2006

> Minhas perguntas:
> -Isso é realmente factível?

Está no contrato da grande maioria das operadoras ADSL/CABLE.
Diferente de operadoras de IP Dedicado, que não fazem restrição a nenhum tráfego.

> -Se sim, a única explicação que me ocorre, seria dificultar soluções
> externas com intenção de alavancar novos produtos de comunicação sobre
> IP lançados por eles...Isso seria legal?

Se está no contrato assinado por você, é sim.

Minha experiência mostra que, apesar de estar claro no contrato, a maioria das operadoras cable e ADSL aqui em BH/MG não bloqueiam. Experiência com parceiros de diversas cidades pelo país também indicam que não há nenhum bloquei já em operação.
Mas, se está no contrato, podemos imaginar que no futuro irão sim bloquear, qunado isso se tornar interessante comercialmente.

Se você está investindo pesado, sugiro já pensar em uma solução usando IP dedicado que além de ter maior garantia de banda/uptime, não prevê nenhum bloqueio a nenhum tipo de tráfego sobre seus canais.

Extrapolando um pouco a questão, você pode no futuro furar este bloqueio usando por exemplo uma VPN em modo túnel, criptografando todo o tráfego sobre a Internet, evitando assim que a ferramenta de detecção da operadora identifique o tráfego como sendo VOIP.

Abraços.