[GTER] Cluster Beowulf

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Mon Jul 31 09:32:57 -03 2006

On Sun, 30 Jul 2006, César Augusto Santiago wrote:

> Estava pensando se seria possível e se obteria alguma melhora em fazer
> um Cluster Beowulf com estes servidores e posteriormente rodar cada
> instância de servidor como uma máquina virtual. Eu poderia ter um
> ganho de melhora com isso? seria uma solução viável esta modalidade?
> Pensei no VMWare Server para emular os servidores virtuais. Iniciei
> agora a pesquisa sobre o Cluster e parece que existe uma distribuição
> chamada Rock Cluster voltada para isso. Qual a opinião dos senhores?

boabgem. não perca tempo com isso. você deve ter um bom motivo para ter
pensado nisso, acho melhor repensar o motivo.

do ponto de vista de simples engenharia de sistemas o que você estará
fazendo não é mais do que acrescentar um componente, sem mudar a
funcionalidade (visto o sistema como caixa preta). isso REDUZ a
confiabilidade do sistema! pode ser um tiro no pé, se não for bem
estudado.

Já, se você mudar radicalmente a arquitetura de seus servios, configurar o
cluster beowulf e prover os servios diretamente a partir da plataforma
multi-linux a história será outra.