[GTER] Cluster Beowulf

César Augusto Santiago csantiagobr at gmail.com
Mon Jul 31 00:53:35 -03 2006

Prezados Colegas,

Estou cogitando uma idéia aqui para a Instituição de Ensino que
trabalho e gostaria da opinião de vocês. Nossa instituição possui hoje
cerca 12 servidores em um mesmo ambiente. Cada servidor opera uma
finalidade distinta. Há servidores Windows 2003 com BD MS-SQL e
servidores Linux. Os equipamentos são em sua maioria Dual Xeon 2.4Ghz
com 4Gb de RAM. Alguns possuem HD SCSI e outros IDE. E alguns as duas
modalidades.

Estava pensando se seria possível e se obteria alguma melhora em fazer
um Cluster Beowulf com estes servidores e posteriormente rodar cada
instância de servidor como uma máquina virtual. Eu poderia ter um
ganho de melhora com isso? seria uma solução viável esta modalidade?
Pensei no VMWare Server para emular os servidores virtuais. Iniciei
agora a pesquisa sobre o Cluster e parece que existe uma distribuição
chamada Rock Cluster voltada para isso. Qual a opinião dos senhores?

Abraços,

--
César Augusto Santiago
csantiagobr at gmail.com