RES: [GTER] Autorização para Comunicação Wireless

Rogerio Soares ras at netcanaa.com.br
Thu Jul 27 16:03:29 -03 2006

Olá Rafael,

Seu cliente vai precisar, da licença de SCM, ou protocolar o
Pedido na Anatel pode operar com licença temporária para efeito de
Teste, não pode comercializar o serviço enquanto não for publicada sua
autorização, se for usar somente rede wireless, terá que fazer o projeto
da rede constando equipamentos,capacidade de atendimento, e detalhes
técnicos das instalações etc, e encaminhar o pedido de licenciamento da
radio base, de posse da SCM e da licença da estação radio base (ERB), pode
operar comercialmente, todos esses procedimentos podem ser solicitados
através de formulário próprio retirados na agencia, todos os equipamentos
devem ser homologados pela agencia( antenas, transmissores, etc..), o custo
de licenciamento pago a anatel é de +- 9.600,00, que pode ser parcelado.

Detalhe: se você registrar as erb(trocando em miúdos cada torre sua) ,
pagará Taxa anual de fiscalização (TAF) , hoje +- de 640,00, para cada uma,
porem existe formas de conseguir registrar o ponto de atendimento ( onde
fica o roteador, interconexão da sua rede com outra operadora)desta forma
Você pagará apenas uma TAF , independente do numero de POPs que tiver desde
que a saída seja a mesma (mesmo roteador).

Não me pergunte prq eles não são homogêneos na autorização, pois não saberei
responder, mas tenho clientes com os dois tipos de autorização.

O prazo legal é de 90 dias, a partir de protocolo do pedido, existe outras
formas de obter a autorização que é associando a sua rede a uma operadora
SCM existe varias assim em forma de associação de provedores, e é tudo
legal.

Abraços!
Ao dispor, caso tenha alguma duvida.

Rogério Soares