[GTER] Trafego de saida

colognostrus_3000 at hotmail.com colognostrus_3000 at hotmail.com
Mon Jul 17 20:30:08 -03 2006

Olá José,

Estava com um problema de tráfego crescente sem motivo aparente. Pedi para o
datacenter fazer um port mirror da porta de saída do Switch em outra porta
disponível.  Lá pluguei uma máquina com o BandwidthD
(http://bandwidthd.sourceforge.net/) e também com o NTOP
(http://www.ntop.org/news.html).

Funciona muito bem e você consegue ter uma visão geral da rede no BandwidthD
e com o NTOP os relatórios são extremamente detalhados, com detalhes do
Throughput, tráfego e muito mais.

Um coisa interessante de fazer, quando você quiser analisar um IP com mais
detalhes é usar o TCPDUMP e depois ler o conteúdo com o CHAOSREADER.PL
(http://prdownloads.sourceforge.net/chaosreader).

Os comandos são assim:

Para dar o dump:  tcpdump -i eth1 -n host 200.xxx.xxx.xxx -s10000 -w
/localdodump/dump.log
Para gerar o relatório:  ./chaosreader.pl -e dump.log -D
/var/www/htdocs/localdorelatorio/

Nesta URL fala um pouco do script chaosreader:
http://www.windowsecurity.com/articles/Studying-Network-Activity-Using-Chaosreader-Tool.html

Espero ter auxiliado.

Abs,
Luiz