[GTER] Consultoria topologia e balanceamento

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Jan 31 11:19:28 -02 2006

> - Contrato dois links com operadoras diferentes. O ISP1 passa o endereço
> 1.1.1.1-3 para o site. O ISP2 passa o endereço 2.2.2.2-3

Ok...

> - Registro na fapesp o dominio supercompras.com.br apontando para o(s) dns
> do linkproof. O principal no ISP1 1.1.1.1 e o secundário pelo ISP2 2.2.2.2.
>
> Se o ISP1 cair, o dns no linkproof que irá receber as querys vai ser o com
> IP do ISP2 2.2.2.2. O linkproof vai perceber a queda no link e vai responder
> o ip para o site como sendo do ISP2 (digamos 2.2.2.1).

O linkproof não vai perceber a queda no link apenas pq apareceram
queries no 2.2.2.2, pq isso já ocorre normalmente... não há
preferência entre os registros de name-server para saber qual será
consultado.

Ele vai perceber por testes específicos, como ping do roteador do ISPn.

> Se sim, temos a pergunta: Não posso fazer isso sem linkproof ? Isto é, usar
> dos dns diferentes configurados com ips de ISPs diferentes para responderem
> para o mesmo site ? O linkproof tem alguma outra "feature" que justifique
> seu custo para resolver este problema (balanceamento de entrada) ?

Você pode escrever scripts que testam cada um dos links e fazem reload
da zona DNS.
Apenas usando um DNS convencional isso não vai acontecer.

Alguns features do linkproof que são mais difíceis de emular:
- Balanceamento entre links de custo diferente
- Métricas de balanceamento baseadas em número de sessões ou tráfego nos links

Mas se a Radware fez, significa que você também pode fazer...

Rubens