[GTER] RES: Consultoria topologia e balanceamento

Juliao Braga juliao at braga.eti.br
Mon Jan 30 16:23:09 -02 2006

Cesar,

BSD ou Linux, possuem diversas soluções para o balanceamento de entrada
(e/ou saída e, vice-versa). Uma delas é o Zebra.

Se pelo que entendi você tem links com operadoras diferentes então, uma boa
alternativa é você pensar em ser um AS e adquirir um ASN. E, naturalmente
usar as vantagens do BGP-4 (que tem no Zebra), inclusive para o seu link de
2 M.

Dê uma olhada no texto, cujo link está na assinatura de meu e-mail (e já
passado aqui na lista pelo Rubens), para não somente entender a questão do
Autonomous System (AS), mas também usar as referências. Em particular,
recomendo-o os seminários do GTER (principalmente o último).

[]'s

Julião Braga
---
Pegasus®
12-8141-9836 / 31-9252-2325 / 37-3433-1214
Sistemas Autonomos, Empresas Autônomas
http://www.telesa.com.br/sa_ea/

===========

E ae Pessoal,

Primeiro quero agradecer a todos que deram algum auxilio.
A solução para mim a principio mais fácil seria esta do iptables e iproute2,
pois tenho bastante familiaridade com o Linux.Não entendo pq esta solução só
serve para links da mesma operadora como o Gelson disse.

Entretanto percebi que grande parte apontou soluções baseadas em BGP-4, mas
não entendi o que é ter um AS. Outra coisa, parece que mesmo as soluções com
BSD não permitem que eu tenha o balanceamento de entrada (entendi certo?) e
eu preciso sim garantir que a banda de entrada seja aproveitada em pelo
menos 8MB. Ou seja, gostaria de garantir que entrando por operadoras
diferentes (Embratel (4MB) e Brasil Telecom (4MB)) o cliente pudesse acessar
nosso site. Eu pensei em colocar um endereço de cada rede nos servidores e
imaginei que o DNS pudesse informar os dois endereços e que então isso
acabasse por distribuir a banda. Claro que sei que preciso resolver a
questão do cliente entrar por um link e retornar pelo mesmo e esta era a
minha principal dúvida.

Quanto ao outro link de 2MB da embratel penso em disponibilizá-lo de forma
independente para nossa radio on-line.

Abraços,

César