[GTER] Consultoria topologia e balanceamento

César Augusto Santiago csantiagobr at gmail.com
Wed Jan 25 19:14:23 -02 2006

Prezados Colegas,

Gostaria de uma sugestão de vocês. Atualmente tenho uma rede com dois links
de internet balanceados em um mesmo roteador da embratel. Estes dois links
estão atendendo dois Firewalls que separam minha rede em acadêmica e
administrativa. O Firewall administrativo é responsável por segmentar minha
faixa de IPs válidos e construir uma DMZ com IPs válidos, conforme o
esquema:

                                                       DMZ

                                                  |---- FW1  --- LAN
--- link embratel   --- switch ---|
                                                  |---- FW2

Nós vamos ampliar nossos links e adquirimos da embratel mais um link de 2MB
e da Brasil Telecom mais 2 links de 2MB que também serão balanceados por um
roteador. Eu gostaria de saber de vocês como eu posso montar, em minha
estrutura atual, estes links da melhor maneira de forma que eu consiga
balanceamento e redundância para o caso de algum deles cair.

Abraços,

--
César Augusto Santiago
csantiagobr at gmail.com