[GTER] Provedor VoIP

Diogo Duarte diogodds at gmail.com
Mon Jan 2 21:18:30 -02 2006

Fernando, boa noite!

Hoje temos dois cenários distintos quanto ao fornecimento de Telefonia IP.
Existem as operadoras de Telecomunicações que recebem licenças da ANATEL
(claro, no caso do Brasil) para prestarem serviços multimidia (licença SCM)
e serviços de voz (STFC). Estas empresas normalmente implementam uma
estrutura IP que será utilizada em conjunto aos sistemas de telefonia
convencional que já possuem! Ou seja, são verdadeiras operadoras de
telecomunicações, que devem repeitar normas e etc....

A outra forma (o que muitos fazem no Brasil) são as revendas, as revendas
(ou distribuidores) fecham contratos com as operadoras de Telecomunicações,
adquirindo grandes planos de minutos e revendendo a seus clientes! Isto
normalmente é feito com as operadoras de Telefonia IP de outros países, pois
muitas delas tem planos onde você paga uma tarifa única e fala quantos
minutos quiser! Então os distribuidores fecham um contrato destes com a
operadora e passam a revender os minutos no Brasil, assim o usuário passa a
ser cliente direto do Distribuidor e indireto da operadora! Existem diversos
modos de se tornar um Distribuidor, dpendendo da operadora que vc fecha
contrato, ela pode te alocar um servidor que ficará em comunicação com a
estrutura deles, ou em caso mais simples, você simplesmente vende ATA's aos
seus cliente já configuradas para utilizar a estrutura da operadora em que
fechou contrato!

Espero ter sido claro, mas qualquer coisa... Estamos aí!

Caso queira conhecer uma operadora de Telefonia IP do Brasil acesse:
www.51brasil.net.br

Att,

Eng. Diogo