RES: [GTER] "Faça um manual para que qualquer um possa resolver o problema."

Eduardo Santos Back eduardo at sinos.net
Tue Feb 21 13:50:45 -03 2006

Marlon, por mais complexas que sejam as atuais tarefas, configurações,
testes ou sistemas, sempre são necessários os manuais. A questão primordial
é que quando um sai em férias, outro deve ter condições de "assumir a
bronca". Por mais expert que seja, sempre há detalhes que a pessoa que não
está vivendo o dia-a-dia não vai saber. Aquele pequeno detalhe, contorno do
bug que deixa toda a rede parada ou outro. Daí se vê a necessidade de
manuais explicando a operação. Claro que os técnicos devem ser
suficientemente treinados e "ligados". Mas mesmo assim, por que deixar um
colega gastar dias ou horas para resolver algo que sei como fazer em 2
minutos? Manual, procedimento, how-to nele! Sei que os procedimentos são por
vezes muito chatos de escrever, mas são necessários. Não sei se é o teu
caso, mas o dia que tiveres oportunidade de ser chefe vais entender melhor o
pepino.

[]´s

Eduardo.