RES: [GTER] "Faça um manual para que qualquer um possa resolver o problema."
Eduardo Santos Back
eduardo at sinos.net
Tue Feb 21 13:50:45 -03 2006
Marlon, por mais complexas que sejam as atuais tarefas, configurações,
testes ou sistemas, sempre são necessários os manuais. A questão primordial
é que quando um sai em férias, outro deve ter condições de "assumir a
bronca". Por mais expert que seja, sempre há detalhes que a pessoa que não
está vivendo o dia-a-dia não vai saber. Aquele pequeno detalhe, contorno do
bug que deixa toda a rede parada ou outro. Daí se vê a necessidade de
manuais explicando a operação. Claro que os técnicos devem ser
suficientemente treinados e "ligados". Mas mesmo assim, por que deixar um
colega gastar dias ou horas para resolver algo que sei como fazer em 2
minutos? Manual, procedimento, how-to nele! Sei que os procedimentos são por
vezes muito chatos de escrever, mas são necessários. Não sei se é o teu
caso, mas o dia que tiveres oportunidade de ser chefe vais entender melhor o
pepino.
[]´s
Eduardo.
-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
nome de MARLON BORBA
Enviada em: segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006 15:39
Para: gter at eng.registro.br
Assunto: [GTER] "Faça um manual para que qualquer um possa resolver o
problema."
Srs.,
Não sei se é esta a melhor lista para a discussão que se segue, mas decidi
jogando u'a moeda para o alto: era a GTER ou a Masoch-L. Deve ser "on-topic"
porque o problema é vivido no dia-a-dia dos operadores da Rede.
Nesta era de redes multiprotocolo, equipamentos distintos como "switches",
roteadores, WiFi e o escambal, existem chefes (eu conheço diversos) que
pedem aos seus técnicos-chaves (aqueles que no frigir dos ovos resolvem as
"encrencas") para "escrevem manuais" de forma que "qualquer pessoa, seguindo
os passos, possa colocar o [equipamento|sistema|you name it] em
funcionamento, caso você não esteja aqui."
Pergunto aos experientes profissionais da GTER: Tal pedido se sustenta nesta
era de configurações complexas, de incidentes de segurança afetando milhares
de máquinas (como, por exemplo, botnets), de plataformas heterogêneas
trocando informações? Não acham, como eu, que o sujeito não pode, jamais,
ser um completo robô seguidor de manuais, mas ter um mínimo de conhecimento
técnico, até para saber como lidar com aqueles imprevistos não descritos nos
textos?
Como provar aos seus superiores, à saciedade, que os tempos mudaram e que o
mundo está muito mais complexo?
Abraços,
Marlon Borba, CISSP.
--
Se você acha que a criptografia pode resolver
todos os seus problemas de segurança,
então você não conhece os seus problemas
e nem a criptografia.
(Bruce Schneier)
--
--
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