[GTER] "Faça um manual para que qualquer um possa resolver o problema."

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Mon Feb 20 15:38:35 -03 2006

Srs.,

Não sei se é esta a melhor lista para a discussão que se segue, mas decidi jogando u'a moeda para o alto: era a GTER ou a Masoch-L. Deve ser "on-topic" porque o problema é vivido no dia-a-dia dos operadores da Rede.

Nesta era de redes multiprotocolo, equipamentos distintos como "switches", roteadores, WiFi e o escambal, existem chefes (eu conheço diversos) que pedem aos seus técnicos-chaves (aqueles que no frigir dos ovos resolvem as "encrencas") para "escrevem manuais" de forma que "qualquer pessoa, seguindo os passos, possa colocar o [equipamento|sistema|you name it] em funcionamento, caso você não esteja aqui."

Pergunto aos experientes profissionais da GTER: Tal pedido se sustenta nesta era de configurações complexas, de incidentes de segurança afetando milhares de máquinas (como, por exemplo, botnets), de plataformas heterogêneas trocando informações? Não acham, como eu, que o sujeito não pode, jamais, ser um completo robô seguidor de manuais, mas ter um mínimo de conhecimento técnico, até para saber como lidar com aqueles imprevistos não descritos nos textos?

Como provar aos seus superiores, à saciedade, que os tempos mudaram e que o mundo está muito mais complexo?

Abraços,
Marlon Borba, CISSP.
--
Se você acha que a criptografia pode resolver
todos os seus problemas de segurança,