Re: [GTER] Utilitário para fazer "ping" não-ICMP.

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Feb 6 19:59:54 -02 2006

> Como sabem, ICMP é considerado tráfego de baixa prioridade em nossas redes, e >portanto não é um bom termômetro da "performance" delas. No entanto, em determinados

Além disso ser uma prática comum em configurações de QoS, mesmo
roteadores usuais (ex: line-cards mais recentes para Cisco 12000) sem
nenhum controle de tráfego habilitado já fazem isso mesmo com tráfego
não destinado ao roteador.

>momentos, é preciso ter uma noção do tempo de resposta de um servidor remoto.

É bom ter a questão "servidor remoto" em mente. Tráfego destinado aos
roteadores intermediários sempre terá prioridade baixa; tráfego que
gere uma resposta de slow-path (como um pacote com TTL vencido como os
de traceroute) também está sujeito a limites de vazão.

>Assim, gostaria de encontrar um utilitário para o Linux e/ou o
Windows que me >permitisse fazer "ping" em uma determinada porta de
aplicação, usando os transportes >TCP ou UDP. O hping me permite fazer
isso com TCP/HTTP, mas existe algum outro >utilitário de maior
flexibilidade?

>"ping" em uma determinada porta de aplicação, usando os transportes
TCP ou UDP. O hping >me permite fazer isso com TCP/HTTP, mas existe
algum outro utilitário de maior flexibilidade?

man hping... :-)
O hping tem suporte a TCP, UDP, ICMP e raw IP;

-0 --rawip
    RAW IP mode, in this mode hping2 will send IP header with data
appended with --signature and/or --file, see also --ipproto that
allows you to set the ip protocol field.
-1 --icmp
    ICMP mode, by default hping2 will send ICMP echo-request, you can
set other ICMP type/code using --icmptype --icmpcode options.
-2 --udp
    UDP mode, by default hping2 will send udp to target host's port 0.
UDP header tunable options are the following: --baseport, --destport,
--keep.

E as portas origem e destino podem ser controladas com -s (ou
--baseport) e -p (--destport).

Rubens