[GTER] Um depoimento pessoal sobre Alberto Gomide e a Internet no Brasil.

Adailton Silva adailton at icomnet.com.br
Mon Dec 11 16:10:45 -02 2006

Infelizmente não tiver o prazer de compartilhar desses momentos de
nostalgia no GT-ER, mas como estão aparecendo muitas espécies jurássicas
por aqui, então...

Na Embrapa Informática Agropecurária (então NTIA) em 1991, chegaram ao
Brasil as primeiras IBM RS6000 com AIX, que serviram de gateway IP/X25
(RENPAC 3025) para a rede nacional da Embrapa, conm conexão à Fapesp
também via IP/X25 através da unidade de Campinas. Mas bem antes disso
tínhamos um tal de Elebra/DEC rodando Ultrix, que também estava
conectado à Fapesp via CMDF/PMDF em cima de RENPAC 3028 (X.28). Era a
nossa BITNET.

Mas logo depois na RNP, como não tínhamos roteadores, o primeioro
backbone foi feito com estações SUN Sparc 1 e Sparc 2 com placas seriais
síncronas rodando SLIP em linhas que variavam de 4800 a 9600bps e,
então, veio o triângulo a 64Kbps. Bom, aí surgiram os primeiros
roteadores Cisco (AGS e IGS) e por aí vai...

Demi e Dantong devem lembrar muito bem da Comdex Internet Experience em
1995, que deu início à Internet comercial no Brasil lançando várias
documentos sobre como montar provedores de todos os tipos, com a
participação de vários aspirantres a provedores de Internet. Muitos se
sairam bem. A partir daí já sabemos os desfechos...

Era muito trampo, mas são muito boas lembranças e bons tempos aqueles!!!

[]s,