[GTER] Redundância de Operadora

juliano at cyberweb.com.br juliano at cyberweb.com.br
Fri Dec 1 12:50:57 -02 2006

Fabricio,

Fizemos uma implementação para um site de grande porte (mais de 1 milhao
de usuarios/dia), hospedado hoje nos EUA, da seguinte maneira:

4 servidores web, cada um rodando tambem um bind MASTER, sem slaves.
Cada master aponta os ips do site para si proprio. O dominio do site esta
registrado no registro.br com os 4 servidores de dns que possui. Deste
modo, com uma infra-estrutura simples, atingimos balanceamento e
redundancia. Para tornar o projeto mais próximo de uma linha de
contingencia, o TTL do dominio foi reduzido a 1 minuto.

Como o servidor de dns que é utilizado pelo resolver, é o que responde
mais rapidamente naquele momento (se um servidor sair do ar, ele nao
responderá ao ping/consulta de dns, logo nao sera acessado), com cache
reduzido eu consigo ter uma perda minima de acessos.

Espero não ter escrito besteira, mas é deste modo que está funcionando.

Juliano