Re: RES: [GTER] tráfego VoIP barrado

Abelardo Barbosa Jr. skandor at gmail.com
Tue Aug 1 22:06:40 -03 2006

Em 01/08/06, Eduardo Pereira <edupbar at yahoo.com.br> escreveu:

> [...]
>
> b) comunicação de voz no âmbito restrito de uma rede corporativa ou na
> rede de uma prestadora de serviços de telecomunicações, de forma
> transparente para o assinante, efetuada entre equipamentos que podem
> incluir o aparelho telefônico. Este caso é caracterizado como serviço de
> telecomunicações e é exigida a autorização para exploração de serviço de
> telecomunicações, para uso próprio ou para prestação a terceiros;
>
> Então, EU, como prestador de serviços, interligando filiais por Voip,
> tenho que ter uma autorização para prestar o serviço, e o meu cliente

Olha, sei que a gente não gosta disso, mas  eu li a mesma coisa. Tem que ter
autorização, segundo o documento, mesmo que seja em uma rede corporativa.

Interessante porque eu pensava que interligação de PABX´s entre cidades,
usando enlaces dedicados, em rede corporativa, era permitido SEM licença.
Não vejo diferença conceitual  disso para VoIP.

Mas eu tinha citado o artigo mais por causa dos parágrafos anteriores, onde
praticamente se diz que os provedores de ADSL não devem  e não precisam
barrar VoIP. Ou fiz uma leitura otimista?

Ou essa observação somente se refere a operadoras VoIP como TMAIS, ou VONO?